Porto Sentido


«Afinal, o Porto, para verdadeiramente honrar o nome que tem, é, primeiro que tudo, este largo regaço aberto para o rio, mas que só do rio se vê, ou então, por estreitas bocas fechadas por muretes, pode o viajante debruçar-se para o ar livre e ter a ilusão de que todo o Porto é a Ribeira


 José Saramago


Mais um fim-de-semana passado pelo Porto, desta vez por ocasião da estreia do Ofensivo, o novo espectáculo a solo do meu namorado. E que belo fim-de-semana que foi! Aliás, é sempre. Acho que a capital nortenha é perita em receber bem.


Desta vez optámos por ir de avião. Por 20€ ida e volta, é sem dúvida a melhor opção para nos pormos no Porto num instantinho. A viagem dura 45 minutos e faz-se muito bem. É giro observar a paisagem lá de cima, pois o avião não chega a ganhar altitude suficiente para se perder o chão de vista. 

NH Collection Porto Batalha

Ficámos no NH Collection que fica localizado mesmo no centro da cidade, na Praça da Batalha. O hotel é recente, foi inaugurado em Janeiro de 2015, e ocupa um antigo palácio do século XVIII. 

A vista do quarto do hotel


Os quartos são modernos, de linhas sóbrias, e decorados em tons de bege, branco e vermelho. 


Ainda dei um pulinho ao spa que, dentro do resto das condições oferecidas pelo hotel, é a parte menos bem conseguida. A piscina é pequenina e tem dois jactos. Mas sempre dá para relaxar um bocadinho. Também sou da opinião que quem vem passear para uma cidade pouco ou nada liga ao spa, quer é ir explorar o sítio.


O pequeno-almoço é dos mais completos que tenho visto ultimamente. Agrada a todos os gostos e dietas. Tinha bolos de pastelaria e croissants (a que eu não consigo resistir, claro), ovos de várias maneiras e feitios, todos os tipos de pão, fruta, iogurtes, granola, sementes, tortilha... Enfim, podia ficar aqui a enumerar. 



Temako da Baixa


Não sei se já vos disse, mas sou completamente doida por sushi. Acho mesmo que posso dizer que é a minha comida preferida. Por isso fiquei toda contente por irmos ao Temako. Este fica no Food Corner da baixa, que eu não conhecia e é um conceito bastante engraçado. Basicamente é um edifício cujos vários andares são ocupados por restaurantes. É o género de um fast food sofisticado. Gostei de todas as peças que experimentei. Peixe fresquinho, combinações diferentes e sem excesso de maionese ou molho à mistura, como às vezes acontece no sushi de fusão.

Aurora


Conhecer o Aurora foi uma excelente surpresa. Para começar, ganha logo pontos pela decoração. Tem um ambiente romântico e sofisticado, sem ser pretensioso. E a comida é muito boa. Tradicional, com um twist de requinte. A entrada vai-me certamente ficar na memória, um carpaccio de novilho de babar. Também gostei imenso do polvo, que não é um prato fácil de confeccionar, e que estava cozinhado na medida.

Quem for ao Aurora não pode perder este carpaccio

Brick Clérigos


O Brick é daqueles restaurantes que tenho a certeza que vou voltar. Depois de uma onda de hamburguerias e pregarias, espero que esta também se espalhe. A da 'honest food', com ingredientes frescos e de qualidade. 


Começámos por uma salada de queijo de cabra com nozes e mel absolutamente maravilhosa, que ainda vou tentar recriar em casa. Reparei que levava, também, lascas de parmesão, tomate cherry, amêndoas laminadas, passas e morangos, assim como sementes de sésamo torradas. Quem diz que não gosta de saladas é porque nunca provou esta.


Seguiu-se um wrap de salmão maravilhoso que levava queijo creme, guacamole (AMO!), ananás e morangos, e uma tosta de rosbife, muito tenro e fino, servido com ovos de coderniz, espargos e tomate cherry. Acho que pela descrição e pela foto já conseguem depreender o quão delicioso estava.


Para terminar, e como há sempre espaço para a sobremesa mesmo que não haja, dividimos uma fatia de banoffee (tarte de banana com doce de leite). O único erro aqui foi partilhá-la. Porque queria uma fatia inteirinha para mim. Só de pensar nisso já estou a salivar.

Ofensivo


O que nos levou ao Porto e que nos próximos fins-de-semana nos vai levar a outros lugares (Évora, é já dia 15), a estreia do espectáculo Ofensivo, do meu namorado, o Paulo Almeida. Deixo-vos aqui a sinopse:

Depois do sucesso de “Psicómico”, Paulo Almeida está de volta aos palcos com um novo solo de stand-up comedy.

"Ofensivo" é o nome do espectáculo onde através do estilo corrosivo que o caracteriza, de muitas one-liners, estórias alucinantes da sua vida e algum mau gosto, o “psicopata do humor nacional” se propõe a cumprir apenas 1 objectivo: provar que não existem temas tabu para uma piada. Vá, 2 se considerarmos “não levar uma chapada do namorado de uma gatinha durante o show” um objectivo.
Preparem-se para ser ofendidos.
Mas apenas se não forem ver o "Ofensivo"

A casa estava cheia, aliás, esgotada, e o show não podia ter corrido melhor. Além de ter ficado orgulhosa, fiquei com as bochechas a doer de tanto rir. Fiz questão de não saber nada do conteúdo do espectáculo até à estreia, por isso fui tão surpreendida como o resto do público. Para quem gosta de humor negro e se está pouco marimbando para o politicamente correcto, este é o espectáculo que têm de pôr na agenda.
Jardins do Palácio de Cristal

Como só voltámos do Porto ontem à noite, ainda tivemos a tarde toda para passear, por isso decidimos ir conhecer os jardins do Palácio de Cristal. A entrada é gratuita e os jardins são enormes, mesmo bons para dar uma volta depois do almoço e apanhar sol.




Antes do almoço ainda fomos visitar a Sé e passámos na parte de cima da ponte D. Luís, que tem uma vista magnífica mas que não é aconselhável a quem sofra de vertigens (moi-même).


Para terminar, deixo-vos com esta foto do macacão da Zara que não resisti a estrear na noite do espectáculo. Rapei um frio de morte mas gostei de me ver com ele. De certeza que lhe vou dar muito uso quando chegar o tempo quente.


2 Comentários

  1. Hum, deu vontade de ir já para o Porto passar o resto do dia e almoçar/jantar a um desses restaurantes! Maravilha de post. :) Boas dicas.

    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, Sara! Garanto-te que em qualquer um deles sais bem servida ;) Beijinhos

      Eliminar