Um dia em Monsaraz

Se há coisa que aprecio agora muito mais do que há uns anos atrás é passear. E não é só fora de Portugal. O nosso país conta com muitas paisagens, monumentos e lugares interessantes e eu sinto que ainda me falta conhecer muita coisa. Há cerca de uma semana fui a Monsaraz, uma vila alentejana muito característica, com os meus pais e a minha irmã Rita. Passeámos, deleitámo-nos com a magnifica vista que se tem das muralhas e com a brancura das casas. Mas melhor do que isso ainda foi a refeição, que certamente irá ficar na memória.


Do castelo consegue-se avistar a aldeia praticamente toda, assim como toda a paisagem verdejante que a rodeia.


É impossível ficar indiferente à vila de chão de xisto e casas caiadas de branco. 


O meu pai e a minha irmã.


Outra das muitas fotos que tirei (é tudo giro!).


A praça de touros, circundada por uma vista deslumbrante.


E, finalmente, o restaurante. Fomos ao Sabores de Monsaraz que, além do espaço giríssimo, conta com três senhoras incrivelmente simpáticas. Eu já sabia o que queria comer. O meu namorado já tinha provado os medalhões de porco preto e garantiu-me que eram deliciosos. E sim, eram mesmo. Acompanhados de um arroz com frutos secos (pelo menos sei que tinha passas e amêndoas torradas, assim como coentros), foi comer até não dar mais. Para entrada serviram-nos salada de queijo fresco de cabra com agrião e alho. Divinal. Mas a carne é mesmo o ex-líbris da refeição. Deve estar a cozinhar durante horas, porque vem para a mesa tão tenra que se desfaz e com um sabor apuradíssimo. 


A finalizar a refeição, a dona Isabel, proprietária do espaço, fez questão que provássemos os três bolos da casa (e só cobrou uma sobremesa, impecável!). E assim veio para a mesa bolo de bolacha (tão bom, até para mim que o costumo achar enjoativo), bolo de noz e bolo rançoso, uma receita tradicional do Alentejo, que me soube lindamente, óptimo para quem gosta de amêndoa. Pelas críticas que vi do restaurante, a sericaia de lá é bastante famosa, mas quando fomos não estava disponível. A quem for para aquelas paragens aconselho. Vejam mais aqui.


Foi um dia bem passado por Monsaraz. E vocês, que outros cantinhos de Portugal me recomendam?

0 Comentários