Os meus básicos de maquilhagem

16:53:00 Inês de Almeida 4 Comments


Sei que este tema/post já foi repetido ad nauseam pelas 'internets' fora, mas mesmo assim apetece-me falar sobre isto. Porque depois de muitos anos a testar produtos, a gostar de uns quantos e de outros nem por isso, cheguei a um ilustre pódio de vencedores que me salva a cara quando não está nos  seus melhores dias. Vamos a isto?

1 - Necessaire da Victoria's Secret

Embora este não seja um produto de maquilhagem per se, é importante ter onde guardar os ditos. Ideal mesmo é ter daquelas caixinhas de acrílico ou uma bandeja toda fancy para pôr os produtos mas, não tendo, uma bolsa serve perfeitamente. Especialmente se não tiverem uma colecção gigante. Assim já está tudo pronto para quando se vai passar o fim-de-semana fora ou fazer umas férias, por exemplo. Como já mencionei anteriormente, adoro as bolsas da VS. E a lingerie também. Só é pena não haver uma loja em Portugal fora do aeroporto (e com preços menos escandalosos, já agora).

2 - Blush Chanel Joues Contraste no tom Rose Initiale

Já é o segundo blush que tenho da marca e gosto bastante. Ao contrário das bases, sombras e batons. que não me convenceram na totalidade. Para começar, o blush é bastante compacto e pigmentado. Ou seja, dura uma vida. E depois tem um tom de rosa que, na minha óptica de leiga, me parece bastante 'universal' e que se adapta a meio mundo. Já tenho o meu há três anos e gosto bastante. Além de trazer o espelhinho e o pincel incorporado, o que o torna muito prático para levar na mala. E o packaging é lindo, diga-se de passagem.

3 - Maybelline Liquid Liner Express em preto

Para a maioria das mulheres aplicar eyeliner é o enigma da esfinge no que toca a maquilhagem. No entanto, e já tendo experimentado o eyeliner da Benefit, que supostamente é de mais fácil aplicação, continuo a ser fã do bom e velhinho eyeliner da Maybelline. É fácil de aplicar, não é demasiado líquido, dura uma vida e mantém-se impecável durante horas e horas a fio. Além disso, o preço ronda os dez euros, o que me parece bastante acessível quando comparado a outras, da MAC e afins. Já perdi a conta aos que comprei. É provavelmente o único produto que uso desde que comecei a maquilhar-me, o que não posso dizer de mais nenhum.

4 - Máscara de pestanas They're Real da Benefit

Esta máscara é um sucesso de vendas e quando se experimenta pela primeira vez percebe-se porquê. Para mim é sem dúvida a melhor e mais completa que experimentei até hoje. Alonga, dá volume às pestanas e aguenta-se (o que não acontece com todas, pelo menos de acordo com a minha experiência). Já experimentei a irmã, a Roller Lash, mas não fique fã. Gosto mesmo muito desta e acho que vale todos os euros que pedem por ela. Só tem um senão para mim, seca relativamente depressa no tubo e não dura mais que seis meses.

5 - Palete de sombras Naked 2 da Urban Decay

Sim, sim, sou um cliché. Mas há uma razão para todas as mulheres quererem ou terem uma palete destas: são realmente boas e têm todas as cores que uma mulher precisa. Já tenho a minha há uns quatro anos e continua impecável (tirando umas duas cores que se partiram - snif). Depois de me passar a panca que tinha de ter todas as cores de sombras e mais algumas, caí na real e sensatamente admiti que só uso/preciso de tons neutros. Por isso estou mais que satisfeita com esta palete e nunca mais investi em sombras desde que a tenho. Não são baratas mas valem o investimento. Quanto às várias opções, continuo a achar que a Naked 2 é a mais versátil. A 1 também é, mas não gosto tanto dos tons. A 3 é demasiado cor-de-rosa, é para mim a pior. E a Naked Smoky, tal como o nome indica, é mais adequada para o efeito esfumado.

6 - Base Studio Fix da MAC

Se há produto que aprendi a valorizar e que acho que vale a pena pagar um pouco mais é a base. Tal como o nome indica, é a base de toda a maquilhagem e, caso não seja boa, tudo o resto deixa de funcionar. Posto isto, já experimentei umas quantas. Até hoje já me rendi à Teint Miracle da Lancôme e, mais recentemente, novamente à Studio Fix. Isto porque, para mim, é a base que tem melhor cobertura/acabamento e que, independentemente do estado da minha pele, me garante um bom resultado final. Porque eu sou daquelas que sofre com os efeitos da TPM ou de uma festa rija e que de vez em quando fica com a pele em mau estado, com vermelhidão, borbulhas e outros efeitos bonitos que tais. Por isso é bom poder contar com uma base 'a sério' como a Studio Fix. Quanto ao preço, também é mais agradável que as demais, assim como o dos restantes produtos da MAC. Que, sendo maquilhagem profissional, tem preços muito mais moderados que marcas como Chanel, Lancôme a afins. Vá-se lá perceber.

7 - Iluminador Watt's Up! da Benefit

Fiquei de olho neste produto desde que fui ao workshop da Benefit em Setembro. É um iluminador em creme que vem num bastão com uma esponja na ponta. É de fácil aplicação e resulta num brilho saudável que parece 'vir de dentro'. O tom é um champanhe que se adequa a qualquer tipo de pele. É lindo e apesar de não parecer essencial, acho que o iluminador confere um toque especial à maquilhagem. É a cereja no topo do bolo. Desde que comecei a usar que não dispenso.

8 - Corrector Boi-ing da Benefit

Foi o produto que comprei quando fui ao workshop e até agora estou satisfeita. No entanto, e já me tinham alertado para isto, acho que se gasta demasiado depressa. Comprei-o no final de Setembro e já se vê o fundo. E eu não me maquilho todos os dias. Tirando isso, acho que cumpre o que promete. Disfarça bem as olheiras e as imperfeições. No entanto, acho que é demasiado cremoso, daí gastar-se tão depressa. Já experimentei o corrector Studio Finish da MAC e gostei bastante. Acho que para a próxima aposto nesse.

9 - Blush Orgasm da Nars

Este é um bestseller mundial do qual eu sou completamente fã. É o meu blush preferido (já vou na segunda embalagem). Não só o tom rosa pêssego com uns ligeiros brilhos dourados resulta numa pele linda e luminescente, como adoro o acabamento, leve e fácil de aplicar (muito mais fácil que o da Chanel, que é mais compacto). Adoro, adoro este produto e não compreendo porque é que a Nars ainda não chegou a Portugal.

10 - Batons da MAC

Por ordem na foto aparece o Russian Red, o Velvet Teddy, o Vegas Volt e o novo líquido mate, Quite the Stand Out. Desde que comecei a usar batons da MAC, que nunca mais comprei de nenhuma outra marca. São imbatíveis. A nível de cor, de durabilidade, conforto... Basicamente tudo. E o preço também não é de bradar aos céus. Julgo que agora estão a 19€ cada um (o que é muito diferente dos 30€ que custam os da Dior ou Chanel, por exemplo). O que uso mais dos acima referidos é o Vegas Volt que, apesar de ser um coral bastante vivaço, gosto de ver com praticamente tudo e em todas as ocasiões. Foi sem dúvida uma óptima descoberta. Mas a verdade é que se pudesse tinha toda uma colecção de batons desta marca. Há imensos tons bonitos. Um dos que tenho agora na calha é o Flat Out Fabulous, mas falarei disso numa outra ocasião.

11 - Revirador de pestanas da Shu Uemura 

Sempre ouvi falar da Sue Uemura como A marca dos reviradores. A minha irmã trouxe-me um (da Tailândia, acho) e so far so good. É óptimo para usar antes da máscara de pestanas, para ajudar a dar forma (caso também tenham as pestanas meio 'deitadas' como as minhas). Se é melhor ou não que os de outras marcas, não sei bem dizer. Antes deste tive uns quantos baratuchos, por isso a comparação é bastante injusta. É mais um daqueles detalhes que não parece muito importante, mas que no final faz toda a diferença no visual.

E pronto, por agora é isto. Tenho alguns produtos que não aparecem aqui, mas estes são os essenciais e aqueles a que recorro a toda a hora. Honestamente, acho que ninguém precisa de uma catrefada de produtos para se maquilhar bem. O lema 'poucos e bons' aplica-se aqui. Até porque os produtos passam de validade, por isso não vale a pena ter demasiados. Tendo uns quantos que sabemos que são bons, depois é ir repondo à medida que vão acabando e pronto. E, claro, uma vez por outra ir experimentando as novidades, que também sabe bem.

4 comentários:

  1. quero a naked, o iluminador da benefit e o orgasm!! adorei os essenciais!

    beijinho,
    Moi—byInês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garanto que não te vais arrepender ;) Obrigada! Continua a passar por aqui. Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Inês! Adoro os artigos que tens da Victoria's Secret porque também eu sou fã da marca, e gostava de te perguntar onde costumas comprar. Encomendas na net? É muito dispendioso? Obrigada, desde já ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) A maior parte dos produtos que tenho da Victoria's Secret foram-me oferecidos pela minha irmã, que vive no Dubai. Mas o meu namorado já encomendou um presente para mim pela net e sei que ainda se paga um bocadinho de alfândega. O ideal é mesmo conheceres alguém que vá viajar e te possa trazer... É uma pena só se vender no aeroporto.

      Eliminar