Lanches de Outono

As tarde frias de Outono, quase Inverno, pedem calor, conforto e comida saborosa. Já lá vai o tempo das esplanadas e das imperiais frescas. Agora o que sabe bem são as bebidas quentes, os scones e as fatias de bolo. Fruto de um árduo trabalho de campo (cof cof), fiz uma selecção dos cantinhos da capital que mais me têm agradado nos últimos tempos.


Foto oficial

Quem sai da estação de comboios depara-se quase imediatamente com este pitoresco café que se encontra ao pé da Câmara Municipal de Sintra. De uma antiga fábrica de queijadas fez-se o Café Saudade, com elementos decorativos muito portugueses, ideal não só para os turistas, como para nós. E porquê? Porque é um espaço muito acolhedor, com uma extensa carta e empregadas muito afáveis. 




Ainda só provei os scones (que são enormes - um scone XL dá para duas pessoas) e os capuccinos e gostei bastante. Nada melhor que um scone acabado de fazer com manteiga a derreter e um capuccino quente numa tarde fria, não acham? Esta casa de chá também é conhecida pelo brunch, pelas tostas gigantes, fatias de bolo caseiro e torradas em pão de passas. 




Não encontrei nenhuma foto oficial, por isso aqui têm esta da minha pessoa altamente compenetrada a ler uma revista feminina qualquer. Bem, que dizer da Landeau? Quem vai à Landeau vai pelo bolo de chocolate. Dizer simplesmente bolo de chocolate é altamente redutor.



Este é o sonho de qualquer mulher com TPM. Em baixo temos um bolo húmido de chocolate, em cima uma camada de mousse e, a cobrir, uma camada de chocolate polvilhado. Já não basta todo este chocolate ser delicioso e de altíssima qualidade, como ainda temos todo este mix de texturas a satisfazer os sentidos. Uma fatia custa 3,5€. Não é barato, mas vale totalmente a pena. Ainda não provei o proclamado "melhor bolo de chocolate do mundo", mas não consigo acreditar que seja melhor que este.




O LXessecake é um dos vários espaços do LX Factory que vale a pena visitar. É pequenino, tem cores pastel e frases engraçadas nas paredes. Parece uma casa de chá para bonecas. Bem, quanto ao cheesecake propriamente dito, que tem uma magnífica pontuação de 4.8 no Zomato, devo dizer que não fiquei tão deliciada quanto esperava.


Provei o de framboesas e chocolate, e não o clássico, porque era o único que ainda havia (sim, estes meninos têm muita procura). Gostei, não digo que não. É um bolo pesado, o típico cheesecake de forno à americana. Portanto levem espaço no estômago e muita vontade de comer doces, caso vão provar esta iguaria. Para os fãs de cheesecake acho que é um spot obrigatório, mas não é aquela sobremesa que me faça crescer água na boca só de pensar nela.


Foto do blog http://www.gochickhabit.com/

A Fábrica dos Sabores é uma padaria artesanal que fica na Avenida Defensores de Chaves. Sei que surgiu uma vaga de padarias deste género, mas já fui por duas vezes a esta e fiquei com vontade de regressar. Basta olhar para as vitrinas para sermos tentados por sumptuosos bolos de chocolate, croissants frescos e brownies acabados de fazer. Além disso, aqui também se servem bons brunchs, saladas e lanches saudáveis com iogurte e granola, de acordo com as reviews



Eu só provei estas panquecas com morangos e mel e adorei. São as típicas panquecas americanas. Pequenas, fofas e subtilmente doces. O mel dá uma doçura extra e o morango dá um toque frutado desenjoativo. Resumindo: é o lanche perfeito de Outono. Numa mesa grande, com amigos, família, ou com o namorado, a Fábrica dos Sabores é um bom espaço para ficar à conversa durante um bom bocado e dar aso ao pecado da gula. 

Estou sempre receptiva a conhecer sítios novos. Que outros me recomendam para estas tardes de frios  e chuva?

0 Comentários